Discurso do Acadêmico Antônio Manoel, o Biéli, em favor do Deputado Federal Jorginho Mello.

Discurso do Acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli, Titular da Cadeira nº 17 da Academia de Letras de Palhoça, na condição de Presidente da ALP, em favor do Deputado Jorginho Mello, por ocasião da Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura de 2016, ocorrido no dia 09 de maio de 2016, às 20h00min, no Plenário da Câmara Municipal de Palhoça – Santa Catarina.

 

Meus cumprimentos ao Excelentíssimo senhor Deputado Federal Jorginho Mello e demais Membros da Mesa, autoridades e outras personalidades aqui presentes.

 

Senhoras e Senhores,

 

Gostaria de iniciar esta alocução com a célebre frase de Aristóteles, na qual “O homem, por natureza, é um animal político”. Este grande filósofo também escreveu que “A politica não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça”.

Senhoras e senhores, nesta noite inolvidável, a Academia de Letras de Palhoça, aqui reunida em Sessão Solene, movida pelos sentimentos de gratidão, reconhecimento e justiça, vem prestar justa e merecida homenagem ao Deputado Federal Jorginho Mello, por tudo que tem feito em favor deste sodalício e da cultura no Município de Palhoça.

Homenageá-lo com o certificado “Incentivador da Cultura”, é, antes de tudo, uma honra para todos nós, Acadêmicos e palhocenses. É fazer justiça a um parlamentar que, sempre na sua solicitude, tem-nos ajudado em nossas necessidades, acolhendo todas as nossas reinvindicações com afabilidade e simpatia. Foi graças ao seu empenho, na condição de parlamentar, que a nossa petição pleiteando o título de Utilidade Pública Federal, foi legitimada pelo Ministério da Justiça, configurada na Portaria nº 1.487, de 14 de setembro de 2015.

A biografia de Jorginho Mello se confunde com as grandes lutas contemporâneas, de todos os que buscam na política a afirmação das liberdades individuais, a busca da diminuição das desigualdades sociais, a afirmação da honra, a solidificação da democracia.  Democracia e liberdades que buscam alguns, e vilipendiam outros, na eterna luta entre o individual e o bem comum.

Honra, que para alguns, é legado a ser repassado a seus descendentes, e para outros, é moeda de troca no balcão onde se vendem benefícios pessoais.

É Vossa Excelência uma exceção que deveria ser regra, um singular que deveria ser plural.

São vozes e atitudes como esta que deveriam se propagar no seio da política brasileira, unindo-se aos anseios da população deste país, que de norte a sul clama por uma política ética, justa e democrática. Uma política que pregue e defenda a eliminação das desigualdades sociais, do direito à escola, à saúde, ao teto para abrigar a família, ao prato de comida e ao emprego, tão difícil de conseguir nos dias atuais.

Nascido na cidade de Ibicaré, no Meio Oeste Catarinense, na região do Vale do Rio do Peixe, Jorginho dos Santos Mello, ou simplesmente, Jorginho Mello, como é popularmente conhecido no meio social e político, construiu brilhante carreira política na sua principal base eleitoral, situada na região Oeste de Santa Catarina, especialmente nas cidades de Joaçaba e Herval D’Oeste.

Filho de Oscar dos Santos Mello e Célia Maria de Mello, iniciou cedo na política e, aos 18 anos, foi eleito o Vereador mais jovem do Brasil, nas eleições de 1978, em Herval D’Oeste, Santa Catarina.

Foi eleito Deputado Estadual, pela primeira vez, em 1994, obtendo 19 mil votos. Reelegeu-se por mais três vezes seguidas: em 1998, com 26 mil votos; em 2002, com 35 mil e em 2006, com 56 mil votos.

 Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, exerceu funções importantes e de destaque, assumindo o cargo de Presidente da ALESC, no período 2009 a 2010, e de Primeiro Vice-Presidente, de 2010 a 2011. Além disso, presidiu diversas comissões naquela Casa Legislativa, nos seus quatro mandatos.

Em 2009, foi Governador Interino do Estado de Santa Catarina.

Nas eleições de 2010, foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina, com 120 mil votos, e reeleito no ano de 2014, com 140 mil.

Logo no seu primeiro mandato como Deputado na Câmara Federal, Jorginho Mello foi eleito o segundo parlamentar mais atuante do Congresso Nacional, de acordo com a Revista Veja.

Naquela Casa, atuou como Membro em diversas comissões, dentre elas:

Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania;

Comissão de Educação;

Conselho de Ética e Disciplina.

Além de atuar nessas comissões, preside a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas.

Também teve participação importante na Câmara Federal, na aprovação de dois projetos de grande relevância, o Programa Nacional de Ensino Técnico – PRONATEC, e o Supersimples. Neste último, prestou sua contribuição para a aprovação do projeto de alteração e aperfeiçoamento, favorecendo os micros e pequenos empresários.

Fora da política, Jorginho Mello foi advogado e bancário, e exerceu o cargo de Gerente e de Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina - (BESC) entre os anos de 1975 e 2002.

Também foi Conselheiro do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Florianópolis, em 1999.

Por seu desempenho e atuação como parlamentar, pela presteza no trato com as pessoas, em especial, com a Diretoria Executiva deste Sodalício, e pelos relevantes trabalhos prestados em favor da literatura e da cultura palhocense, é que a Academia de Letras de Palhoça, reunida ordinariamente para tal fim, indicou o nome do Deputado Federal Jorginho Mello para receber o certificado “Incentivador da Cultura”.

Muito Obrigado!


Imprimir