Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura 2015

ivo silveira 2015 20

Em Sessão Solene realizada no dia 8 de junho de 2015, às 19 horas, na Câmara Municipal de Palhoça, a Academia de Letras de Palhoça promoveu a entrega do prêmio “Ivo Silveira de Cultura", edição 2015.

Este ano o homenageado foi João Aurino Dias, o Dão, um artista palhocense de múltiplas qualidades, que já é considerado um ícone da nossa cultura, e que muito tem elevado o nome do Município, nas inúmeras exposições de seus trabalhos por esse mundo afora.

Mestre no manuseio da cerâmica e da resina, ele também desenha e pinta, sendo reconhecido internacionalmente por seus trabalhos, em países como Itália, Holanda, Japão, Espanha, Portugal, Alemanha, entre outros.

O acadêmico Antônio Manoel, a convite da presidente da ALP, escritora Sonia Ripoll, ocupou a tribuna e proferiu caloroso discurso em favor deste eclético artista, que na lista dos cidadãos homenageados, ocupa a quinta indicação ao prêmio, desde que a comenda foi criada.

O Prêmio Ivo Silveira de Cultura foi instituído pela Lei Municipal nº 3.293, de 19 de maio de 2010, e todos os anos é entregue a um cidadão ou cidadã palhocense, que se destaca no segmento literário-cultural.

Na mesma Sessão Solene foram empossados os novos acadêmicos, Avelino Machado e Igor Dornelles, que passaram a ocupar as Cadeiras nº 22 e 25, respectivamente. Também foi mencionado o Dia Municipal do Escritor, que no âmbito Municipal comemora-se no dia 13 de fevereiro (Lei nº 3.293, de 19/05/2010); e efetuou-se a entrega do certificado “Incentivador da Cultura”, comenda criada e entregue anualmente pela ALP, que neste ano homenageou a escritora e pianista Vera Barcellos, autora da música composta em homenagem ao imortal João Francisco Vaz Sepetiba, acadêmico da ALP, falecido recentemente. 


Imprimir