Discurso de posse

 

DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE PALHOÇA, em 09/05/2016

ACADÊMICA: NEUSA MARIA BERNADO COELHO

Saudando o senhor Presidente da Academia de Letras de Palhoça Antônio Manoel da Silva, saúdo os demais componentes da mesa, autoridades presentes, convidados, senhoras e senhores.

Paz e Bem!

É com muito orgulho e satisfação que participo desta cerimônia de posse. Neste momento inesquecível expresso meu carinho aos familiares, amigos e àqueles que realizam trabalho voluntário, nele sinto a esperança renovada e a expectativa de poder transformar o mundo em dias melhores, como já dizia Zilda Arns: “A força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da lei de Deus: O amor, expressado na solidariedade fraterna capaz de mover montanhas”.

Somos o que queremos ser e na busca contínua pelo conhecimento, no prazer de ler e escrever me levou a conquistar o segundo lugar num Concurso de Poesias, despertando em mim o gosto adormecido pela literatura. “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo, todos nós sabemos alguma coisa, por isso aprendemos sempre”. Inspirada em Paulo Freire, e após ter publicado dois livros de Poemas em 2015, aceitei o convite da então Presidente Sonia Terezinha Ripoll Lopes para concorrer a uma vaga na Academia de Letras de Palhoça, na qual fui eleita para ocupar a cadeira número 24 nessa distinta Academia.

Na honrosa indicação, comprometo-me a lutar em benefício da causa literária principalmente entre crianças e adolescentes, público alvo de minhas ações sociais no município de Palhoça.

Há 17 anos realizo trabalho voluntário na coordenação da Pastoral da Criança na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, e por isso tenho imensurável orgulho e prazer de defender como patrona Dra. Zilda Arns Neumann, médica sanitarista e pediatra, Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança, Fundadora Nacional da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, representante titular da CNBB no Conselho Nacional da Saúde, membro do Conselho de Desenvolvimento Social, durante a vida recebeu diversos títulos, prêmios e menções honrosas.

Dra. Zilda Arns, nasceu em Forquilhinhas, sul do estado de SC, em 25 de agosto de 1934, dedicou-se integralmente ao próximo. Em 1983, devido ao alto o índice de mortalidade infantil no Brasil e por solicitação da UNICEF e da CNBB (CONFERÊNCIA Nacional dos Bispos do Brasil), fundou a Pastoral da Criança no município de Florestópolis, Londrina no estado do Paraná. O projeto consistia em capacitar líderes voluntários da própria comunidade para visitar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, nutrição e cidadania, promovendo o desenvolvimento integral das crianças desde a concepção aos seis anos de idade, ajudando a reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil, prevenir e combater a obesidade, as infecções respiratórias, e ainda promover a paz e a justiça social nos locais mais pobres do país. Com o êxito obtido no projeto piloto difundiu ações de caridade em todos estados do Brasil e 21 países da América Latina, América Central, África e Ásia. No Brasil, são mais de dois milhões de crianças e gestantes acompanhadas todos os meses por uma legião de voluntários em comunidades de maior vulnerabilidade social. 

Dra. Zilda foi vítima de um terremoto em 12 de janeiro de 2010 em Porto Príncipe no Haiti, quando palestrava para várias autoridades e o clero sobre a necessidade de cuidar das crianças.

No parágrafo final da última palestra no Haiti ressaltou este cuidado com a seguinte frase: “Como os pássaros que cuidam dos seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito à seus direitos e protegê-los” Porto Príncipe- Haiti, 12/01/2010, Zilda Arns Neumann.

Pelo trabalho social, força e coragem dessa mulher guerreira que por solidariedade deu sua vida, serei eternamente grata à Dra. Zilda Arns Neumann.

Muito obrigada!

 Veja também


Imprimir