Altamira Harger Iahn

academico
Acadêmica

Nascimento: 18/12/1928
Naturalidade: Rancho Queimado – Santa Catarina
E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Escritora
Cadeira: 15
Posse: 14/03/2012

Agenor Neves Marques

patrono
Patrono
10/10/1914 - 31/08/2006

Veja também


Biografia

Altamira Harger Jahn é natural de Rancho Queimado, Estado de Santa Catarina, nascida no dia 18 de dezembro de 1928. Já fez de tudo um pouco nessa vida. Foi professora, florista, catequista, costureira, cabelereira, autora de peças teatrais e escritora.

Aos 15 anos, foi nomeada professora auxiliar da Escola Estadual de Ribeirão das Pedras, no Município de Bom Retiro. Lá apresentou a peça teatral “O Rapto Falhado”, de sua autoria.

Em 1954, apresentou outra peça teatral de autoria própria “A Vida Real do Conde Singerfredo e da Condessa Genoveva”, em benefício da igreja de São Leonardo.

Em 1956, fez um curso de corte e costura por correspondência.

Em 1963, fez outra peça, sobre a cinderela, também em benefício da igreja de São Leonardo, para a aquisição de um harmônio.

Em 1966, fez um curso de perucas por correspondência, e passou a fazer apliques em homens e mulheres, perucas completas penteadas, o que se mostrou um bom negócio. Neste mesmo ano, fez também um curso de enfermagem do lar.

Em 1967, fez um curso bíblico Adventista.

Em 1970, fez um curso de cabelereira por correspondência, tendo três aulas práticas em Curitiba.

Em 1973, fez outra peça em benefício da construção da igreja Luterana. A peça foi apresentada numa sexta-feira para a Divisão de Polícia, a fim de que fosse avaliada em relação à censura daquela época. Ao ser aprovada, foi apresentada em Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Alfredo Vagner. Neste mesmo ano, ingressou no coral Bom Jesus de Nazaré, sendo uma das primeiras integrantes.

Em 1975, trabalhou voluntariamente como professora de ensino religioso no colégio Governador Ivo Silveira.

Em 1980, fez cursos de corte e costura por correspondência. Também fez cursos de flores e arte aplicada na Escola Profissional Feminina de Florianópolis e de São José.

Em 1984, fez bordados, costuras, flores, coroas, chapéus, almofadas, etc., para a festa do Divino Espírito Santo, de Palhoça, a pedido da festeira D. Agelha e D. Olívia.

Em 1989, fez um curso de violão, na igreja Luterana, lecionado por Erna Paganelli, e um estudo bíblico de dois anos de duração.

Em 1990, deu aulas de bordado na igreja Católica. Mais tarde, ingressou no coral da igreja Luterana, e também fez peças religiosas com seus catequisandos, dentre elas, “A Multiplicação dos Pães” e “As Bodas de Canaã da Galileia”. Ainda em 1990, abriu uma loja de artigos de noivas, em Palhoça, onde fazia de tudo: bordava vestidos de noiva, coroas de flores, de pérolas, trajes de madrinha, Primeira Comunhão, dentre outros.

Em 1995, participou de uma feira no clube Sete de Setembro, em Palhoça, onde expôs chocolates, crochês, vestidos e bordados.

Em 1996, participou de outra feira, no Palhoção, onde foi premiada com uma fantasia de Carnaval. Também neste ano, fez um curso de Teologia na Igreja Católica.

No ano de 2004, estudou alemão em São José.

Em 2005, escreveu seu primeiro livro, intitulado “Eu Te Amo, a vida real de Altamira Harger Yahn e Helmuth Jahn.

Em 2006, ingressou na oficina de teatro amador Adolpho Mello, de São José, e fez curso de bordados na escola de bordados Oases, de Palahoça.

Em 2007, entrou para a Faculdade da Maturidade, de Palhoça, com previsão de conclusão em 25 de julho de 2009. Neste mesmo ano, atuou na peça “A Família dos Prequetês”, que foi encenada no teatro Adolpho Mello, em São José.

Em 2008, participou como figurante no filme “The Heartbreaker (O Arrasa Corações)”o qual estrelou Giovana Antonelli, e foi dirigido por Roberto Carminati. Também em 2008, atuou na peça “A Praça do Pensamento”, encenada no teatro Adolpho Mello, em São José. Ainda em 2008, foi coautora de um livro com seu filho Eros, sob o título é “Consolo no Viver e no Morrer”. 

.


Imprimir