Livros

PRIMEIRO LIVRO 

livro2

1985 – O NAUFRÁGIO DO BENTO GONÇALVES. Editora Lular, Osório, RS.

Sinopse

Sábado 20 de setembro de 1947. O rebocador Bento Gonçalves, de propriedade do Estado, partiu, às 11 horas, do trapiche da lagoa Marcelino Machado, levando 20 pessoas, entre tripulantes e passageiros, na sua maioria, políticos que iam a um comício da UDN em Maquiné, onde esperavam chegar às 15 horas.

O vento minuano soprava com força, mas antes do meio dia, o rebocador já tinha cruzado o canal do Caconte e a lagoa do Peixoto. O vento aumentava. Um passageiro, o deputado Osvaldo Bastos, mencionou o perigo, mas foi tranquilizado pelo mestre do barco, que confiava na segurança do rebocador.

Almoçaram as 12h15 min, e quando estavam no meio da lagoa Pinguela, uma rajada de vento mais forte virou o barco. Surpreendidos, não tiveram tempo de um salvamento. Mesmo porque, fazia muito frio e estavam todos bem vestidos. Salvaram-se somente o sr. Alzemiro, sapateiro, que ficou cinco horas à espera de socorro,  grudado na chaminé do barco, que estava somente 80 cts acima da água.

Outro que se salvou foi o mestre da banda municipal Sr. Clemente, que nadou mais de quatro horas até chegar à superfície e pedir socorro.

Morreram todos os políticos que compunha a cúpula da UDN. Uma verdadeira tragédia que enlutou o povo de Osório.


SEGUNDO LIVRO livro3

2008 – Armadilhas do Destino. Editora Secco, Florianópolis.

Sinopse

A história contida no livro, permeada com pinceladas da história do Brasil, é tocante. É a história de uma vida que traz em si a marca de uma saga cigana cheia de mistérios. As vicissitudes de uma mulher que, apesar de maltratada desde a infância, não esmoreceu jamais. Pode ser chamada não apenas de pioneira, mas de heroína, pois soube dar a volta por cima dos obstáculos que a vida lhe impôs. A personagem central da obra é Vicentina, avó da autora, uma homenagem da neta escritora.


TERCEIRO LIVRO 

livro tiberinho

2010 - Último Refúgio. Editora da DIOESC, Florianópolis.

Sinopse

A vida é muito mais do que uma máquina fria e distante. É enfrentar perigos, ter decepções, registrar experiências, plantar sementes e colher emoções. Os destinos aproximam-se e se cruzam nos longos e complexos caminhos da vida. As lembranças e sentimentos de Angia Kowalka e do delegado  Mão Preta foram marcados pela fuga e pelo destino, em polos opostos: província de Mazórria (Polônia) e Palmas (Paraná- Brasil). A índia Jandira tem lugar de destaque nesta emocionante história. A esperança revive, depois que Mão Preta, Pablo, o pai cigano, Dr Abílio (advogado da família), os médicos, Aderbal e Samuele, dois casais de amigos, reuniram-se para conversar com parentes de Maria Ignes. A coruja branca de olhos verdes avisava, quando os acontecimentos se aproximavam... Mimada, Maria Ignes julgava-se superior ao restante dos mortais... Vamos viver esta história através da leitura de Último Refúgio?


QUARTO LIVRO livro tiberinho

2011 – Prisioneiros do Passado. Editora DIOESC, Florianópolis..

Sinopse

O romance descreve uma vivência dramática e fortemente balanceada entre o fantástico e o imprevisível, cuja condução dos fatos e dos relacionamentos obedece à liderança de uma jovem frente às nuances de uma sociedade em fortes mudanças e imbricações de parentescos. Envolve mistérios, pesadelos e constante busca de êxitos e felicidade. O pirata descrito neste livro realmente existiu e esta família também. A história vagueia por vilas e aglomerados junto ao mar da ilha com o seu porto aberto para os transportes intercontinentais, tal o porto do Desterro na então Vila de Nossa Senhora do Desterro, na ilha de Santa Catarina. Na frente da ilha, lá estão a freguesia de São Miguel da Terra Firme e a de Nossa Senhora do Rosário da Enseada do Brito. Também descreve as primeiras cantoras de óperas do mundo e alguma coisa sobre lobisomes, bruxas e também a biografia de um dos fundadores dos MAÇONS. O enredo maior é a luta de uma jovem para sustentar seus oito irmãos com uma mãe louca e um avô pirata assassino.


QUINTO LIVRO livro tiberinho

2012 – O Pescador Carroíra e a Feiticeira do Cambirela. Editora SOMAR, Florianópolis.

Sinopse

Esta obra retrata o período de 1800 a 1840, tomando como pano de fundo a montanha do Cambirela, na região de Palhoça. Narra a luta pela sobrevivência, numa época em que a vida do emigrante era dura em sua terra natal, cuja solução era abandonar países de origem, em busca de futuro melhor para a família. Aborda a invasão de corsários nos lugares denominados Tapera, hoje chamada Itapema. Invadiram a pedra da Cruz, onde havia inscrições rupestres, entalhadas há cerca de 4 mil anos. Não encontrando nada, resolveram saquear a cidade e matar todos os seus poucos habitantes. Dara se salva com a ajuda de uma mulher misteriosa e faz sua cabana nas proximidades do Cambirela, e termina aprendendo ser uma curandeira. Cura animais, gente e ainda faz os primeiros trabalhos de barro e os vende na porta da Igreja da Enseada do Brito, onde termina encontrando um menino abandonado e já quase morto. Dara cria uma loba que também começa a cuidar de Carroira. Ainda é comentado as tristezas dos navios negreiros da época.


SEXTO LIVRO livro tiberinho

2013 – A Enfermeira das Almas. Editora LedZe, Florianópolis.

Sinopse

É um mergulho no tempo, que mostra as atrocidades da Guerra do Paraguai. Esta obra retrata passagens da trajetória terrena de Ana Néri, primeira enfermeira do Brasil, dinâmica mulher, desapegada de bens materiais, que mergulhou de cabeça no atendimento de feridos na Guerra do Paraguai. Desprendeu-se do confortável lar para viver entre a lama, sem alimentação adequada, fechando os olhos de jovens mutilados que viam nela a mãe, a consoladora, a santa que os amparava. Ela conviveu com muitas mulheres sofredoras, em ambientes insalubres, mulheres que amaram, que entregaram seus corpos, porque não tinham outra opção na vida. Faziam de seu corpo o caminho para sobreviver à fome, à miséria, e ainda ajudavam a amparar os feridos. Esta obra é baseada em fatos reais da história brasileira. Ainda narra a vida dos generais que participaram na guerra. Fala sobre os primeiros fotógrafos no Brasil e também de Victor Meireles, que pintou o quadro de Ana Néri, exposto até hoje no Museu de Salvador-Bahia. Ela foi aclamada como Patrona das enfermeiras de todo o Brasil.


SÉTIMO LIVRO livro tiberinho

2016 - O TEMPO E O SILÊNCIO. Editora Sagrada Família Gráfica Express, Florianópolis.

Sinopse


Veja também


Imprimir