Zelka de Castro Sepetiba

academico
Acadêmica

Nascimento: 21/01/1943
Naturalidade
E-mail
Título:
Cadeira: 08
Posse: 13/02/2003

Henrique da Silva Fontes

patrono
Patrono
05/03/1885 - 22/03/1966

Veja também


Biografia

Nasceu no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, em 21 de janeiro de 1943. É filha de José Pereira de Castro e de Maria das Neves Moreira de Castro. Casou-se com João Vaz Sepetiba.

Foi professora de Língua Portuguesa na UDESC e professora de Língua Inglesa, no Instituto Estadual de Educação, em 1969. Mestre em Língua Aplicada pela UFSC- 1982-1985. Professora da Faculdade da Educação pela UFSC- 1975-1995, lecionando Literaturas Portuguesa, Brasileira e Catarinense, Língua Portuguesa, Português Instrumental nos Cursos de Biblioteconomia, História e Geografia.

Professora de Português na Academia de Polícia Militar, no Curso de Formação de Oficiais. Teoria e Prática de Redação, na Academia de Polícia Militar, no Curso de Formação de oficiais.

Foi a primeira secretária da ALP, sendo empossada em 2003.

Dr Paschoal Apóstolo Pítsica era amigo de meu esposo, João Sepetiba, vindo nos visitar com freqüência, trazendo suas obras para serem vistas por ele. Por sua vez, João freqüentava a sua casa, sendo acadêmico da Academia de Letras de Biguaçu. Eu também faço parte da Diretoria dessa Academia, onde ocupo a Cadeira 6.

Num desses encontros, Pítsica comentou sobre a vontade de criar a Academia de Letras de Palhoça, solicitando que João Sepetiba fosse seu primeiro Presidente. Pítsica o considerava uma das pessoas mais entendidas em Português, pelo fato de ele ser Revisor de Imprensa da UFSC.


Imprimir