Livros

 

PRIMEIRO LIVRO

livro1

2016 – ALQUIMIA DO BEM. Editora Perito, Tubarão-SC.

Sinopse

Alquimia do Bem é a primeira obra do autor e foi publicada em 2016. Nos trinta e um contos selecionados para essa obra, o autor apresenta uma série de personagens que se batem contra os próprios infortúnios, pessoas comuns que buscam algo que todos desejam: a felicidade. As relações humanas, com suas peculiaridades e complicações, norteiam a narrativa vigorosa e atual de Alquimia do Bem.

 

SEGUNDO LIVRO

livro1
2020 – UM CÉU PARA JOSIMA. Editora Juca Palha, São José-SC.

Sinopse

Um Céu para Josima, é a segunda obra do autor e foi publicada em 2020. As vinte e duas narrativas reunidas em Um Céu para Josima dão uma ideia fiel da atividade do autor nos últimos quatro anos. Assim, o primeiro conto que empresta o nome ao livro, é o carro chefe dessa coletânea que vai mais uma vez falar da sua crença numa vida depois da morte. A mesma morte que nos namora todos os dias.

A protagonista do primeiro conto que empresta o nome ao livro é uma senhora de cor que vai experimentar o fenômeno da imortalidade, mesmo após ser esmagada por um bloco de granito de duzentas toneladas, que rolou no Morro da Mariquinha em 2011 no decurso de muito estrago causado por volumosa chuva. Nele estão presentes dois extremos de perspectiva do autor, o concreto e a ficção. O concreto, que sempre tenta nos esmagar. E o sonho, que sempre nos alivia do peso da realidade. Aqui entra em cena Josima, a quem não foi dada permissão para viver com dignidade naquele local. Ela seria escolhida pela angústia, que rolou pela encosta carregando seis mil toneladas de terra morro abaixo. Quatro casas destruídas, doze interditadas, uma morte e quarenta e cinco pessoas desabrigadas e acolhidas na passarela do Samba Nego Quirido. Decretada situação de emergência pelo prefeito, abriu-se um ambiente especial para contratar de forma urgente um estudo geofísico do local com o fim de avaliar a real situação da área. Não havia a intenção de avaliar os danos sofridos por aquelas pessoas. Não mesmo. O rito administrativo tinha o objetivo de tão somente contratar de forma urgente um estudo geofísico do local. E aqui a narrativa se impõe para denunciar o fato.


TERCEIRO LIVRO

Terceiro livro Luiz

2022 – L. SOUSA ESCREVE CONTOS E CRÔNICAS. Clube de Autores, Joinville-SC.

Sinopse

L.SOUSA ESCREVE CONTOS E CRÔNICAS é a terceira obra do autor e pretende se constituir em uma obra de duplo gênero literário: conto e crônica. A amplidão de suas narrativas deixa à mostra a preferência que o autor devota a essas categorias literárias. Nos contos aqui apresentados, o leitor irá sentir a força dos seus protagonistas que, mesmo miseravelmente desconsiderados, parecem se revestirem de uma armadura de arrojo e realização do feito humano. Nas crônicas, outra não será a espera do leitor, quando busca um texto consistente, respeitoso e cheio de significado diante do cotidiano.


QUARTO LIVRO

Livro 4 Luiz

2022 – VALOR ADICIONADO DE SANTA CATARINA. Clube de Autores, Joinville -SC.

Sinopse

Esta obra pretende discutir a inconveniência do emprego do conceito do Valor Adicionado (VA) na divisão do ICMS para os municípios catarinenses. Proporá a análise crítica sobre os efeitos de uma política pública gestada nos gabinetes de Brasília utilizando-se de construção intelectual ligada ao capital das empresas privadas. Apontará, ao final, uma proposta viável para diminuir os efeitos do equívoco constitucional para que se instaure o que se pode chamar de política pública de distribuição de renda razoável em Santa Catarina.


QUINTO LIVRO

Livro 4 Luiz

2023 – TUNAI – A CONSTRUÇÃO DA VINGANÇA. Clube de Autores, Joinville -SC.

Sinopse

Isaura Conceição dos Reis está vivendo sem controle uma vingança nascida na infância, que permanece escondida do mundo. Logo no começo, um flashback relembra o início de tudo, quando se transforma na justiceira implacável no combate ao crime nas ruas da cidade. Quando o treinador individual Manolo Mayo a encontra, decide ajudá-la a encontrar um padrão de luta agressiva e eficaz para que não morra nas mãos de assassinos profissionais. A partir de então, eles combaterão o bandido “Meu Jovem”, vereador conhecido de todos por não possuir escrúpulos. Dez anos mais tarde. A agora delegada de polícia Isaura “Tunai” Conceição dos Reis segue no combate ao crime através de seu personagem secreto, com a ajuda de uma equipe oculta liderada por um professor e também com a ajuda de seus cães. Ela dá sequência a sua vida de vingança até ser questionada por um amigo de infância, um capitão da Polícia Militar que a ama desde àquela época. Isaura se transforma para agir, principalmente à noite, quando enxerga melhor os contornos das sombras. O plano de Lorenzo obriga Tunai a enfrentar a quadrilha liderada pelo político “Meu Jovem” para salvá-lo numa ilha, quando ela percebe que se meteu numa armadilha difícil de sair.   A partir daí, as ações ganham um dramatismo absurdo, culminando com o enfrentamento a “Meu Jovem”, que agora é um poderoso deputado federal e líder do crime organizado com atuação em todo o país.


Veja também 


Imprimir