Crônicas

OS INTOCÁVEIS DE IMBITUBA

Logo após a vitória pela contagem mínima sobre o Avaí[1], vi um repórter local entrevistando o treinador do Centro de Futebol de Imbituba. Ele concordou em falar com o jornalista, mas insistiu em introduzir na entrevista o nome do seu preparador físico, Júnior. Joceli dos Santos fez questão de mencionar que dividia a vitória com Júnior e com todos os membros da equipe, muitas vezes trabalhando anonimamente nos bastidores do clube.

Aquela cabeçada de Michel Nunes aos 33 do primeiro tempo teve a ajuda de todo mundo. O capitão subiu como Dadá Maravilha subiria naquela bola parada, vinda da direita com rosca invertida. Dadá era um artista cheio de misticismo e truques, que sabia pairar no ar para adquirir um brilho que ninguém tinha. Já Michel, é um zagueiro que me pareceu incorporar o espírito de Zico, o mentor do time. Um Perseu que foi capaz de decepar a cabeça da Medusa, graças às suas chuteiras aladas. Não creio que fosse possível voar sem a ajuda incorpórea de todos da equipe.

Joceli fez questão de agradecer, reconhecendo-lhes o trabalho eficiente e anônimo. Concluiu dizendo que havia feito as contas e que, no ano seguinte, sua equipe estaria novamente na elite do futebol catarinense. Honestamente, me arrepiei do pé à ponta.

O que vi ali, naquele domingo, foi algo muito além de um resultado brilhante. Vi do quanto uma equipe é capaz, se mantiver seu espírito integral, intocável e cheio de fé. Na voz de Santa Paulina: “embora com ventos contrários”. O futebol é atividade para se praticar com alegria, mas também “é coisa séria”, no dizer do falecido cronista esportivo Armando Nogueira. Não há nada que segure uma equipe motivada, determinada, que trabalhe sério e com amor à camisa. A “Águia”, em seu ninho, é quase imbatível e naquele domingo não foi diferente. Não conheço pessoalmente Joceli, mas se deu bem porque se deixou fazer parte de uma equipe que não aceita a disputa sem comprometimento.

Quanto ao Avaí, voltou de lá menos líder da competição. Por certo há de redesenhar suas táticas de luta. Luta que nunca lhe faltou. Mas, sobretudo, tem que recuperar o mesmo espírito indomável; a mesma ambição que demonstrou nos jogos do atual campeonato brasileiro de futebol, se almeja o título do próximo ano.

[1] No dia 21 de março de 2009.

 


 Veja também


Imprimir