Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura 2016 e posses de novos acadêmicos

ivo 2016 41

A Academia de Letras de Palhoça, reunida em Sessão Solene na Câmara Municipal de Palhoça, no dia 9 de maio de 2016, às 20 horas, realizou três grandes acontecimentos: homologou as posses de quatro novos acadêmicos, efetuou a entrega do prêmio Ivo Silveira de Cultura 2016, e do certificado “Incentivador da Cultura”.

Primeiro foi dado posses a quatro novos acadêmicos, que passarão a compor o quadro de Membros Efetivos da ALP, a saber: Vera Regina da Silva de Barcellos, na Cadeira nº 19, Patrona, Tatiana Belinky; Ney Santos, na Cadeira nº 23, Patrono, Wolfgang Ludwig Rau; Neusa Maria Bernado Coelho, na Cadeira nº 24, Patrona, Zilda Arns Neumann; e Álvaro Wandelli Filho, na Cadeira nº 26, Patrona, Cecília Meireles.

Após a ratificação das posses dos novéis acadêmicos pelo presidente da ALP, Antônio Manoel da Silva, foi feita a entrega do prêmio Ivo Silveira de Cultura, este ano homenageando o dramaturgo e diretor teatral, Takashi Severo Okuma, que esteve representado por seu pai, Takashi Okuma, em razão de estar em Belo Horizonte, numa turnê a serviço da cultura.

Por último, foi homenageado o deputado federal Jorginho Mello, com o certificado “Incentivador da Cultura”, pelos relevantes serviços prestados à ALP e à cultura palhocense.

Sonia Ripoll, acadêmica e vice-presidente da ALP, conduziu todo o cerimonial na qualidade de mestra de cerimônia, atendendo solicitação da presidência do sodalício.

Proferiram discursos, além dos novos Membros Efetivos, Altamira Harger Iahn, saudando os acadêmicos empossados; Marcos João Matos, homenageando Takashi Severo Okuma; e o presidente da ALP, Antônio Manoel da Silva, em favor do deputado Jorginho Mello. Também fizeram uso da palavra, a mãe de Takashi Severto Okuma e o deputado federal Jorginho Mello.

O Coral da Faculdade Municipal de Palhoça, atendendo ao convite formulado pela Academia de Letras de Palhoça,  entoou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Palhoça e o Hino da ALP, com bela apresentação, que resultou em calorosos aplausos do público presente.

Encerrada a Sessão Solene, todos foram brindados com um coquetel, oferecido pelos novos acadêmicos.


Imprimir