Joomla

Neusa Maria Bernado Coelho

ACADÊMICA INFORMAÇÕES PESSOAIS E ACADÊMICAS PATRONA
NEUSA MARIA BERNADO COELHO

Nascimento: 06/03/1958
Naturalidade: Palhoça – Santa Catarina
E-mailEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Título: Farmaceutica poetisa e escritora
Cadeira: 24
Posse: 28/09/16

Veja também:

Discurso de posse
Panegírico
Livros
Poesias
Contos
Fotos
Imprensa
Prêmios
Áudio
Vídeos


ZILDA ARNS NEUMANN

25/08/1934

12/01/2010

Currículo

Neusa Maria Bernado Coelho é casada com Norberto Coelho e tem três filhos (Nanderson-Thiago e Luisa) e duas netas Elisa e Sofia.

É filha dos comerciantes Ari José Bernado (in memoriam) e Maria da Rosa Bernado e tem 7 irmãos. Neusa Maria Bernado Coelho nasceu em 06 de março de 1958, na Praia de Fora. Em 1970 veio morar com a família no centro de Palhoça/Santa Catarina.

É farmacêutica formada na UFSC em 1985, graduada em Artes Visuais e História, participou do curso “Maturidade” na FMP com trabalhos culturais.

É responsável técnica e sócia proprietária da empresa Farmácia Coelho Ltda, localizada no Centro de Palhoça.

Na área social é voluntária e membro da diretoria na Ação Social Paroquial Senhor Bom Jesus de Nazaré. Atua na coordenação da ONG Pastoral da Criança desde sua implantação, em 1999. Desenvolve capacitação de liderança comunitária visando as ações básicas de saúde, educação, cidadania e visitas domiciliares. O trabalho visa o acompanhamento de crianças de 0-6 anos de idade e gestantes.

Em 2008 participou da implantação do Centro Social de Educação e Cultura no Jardim Laranjeira/Palhoça, um projeto da Fundação Fé e Alegria do Brasil, cujo objetivo é a promoção social de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, além de capacitar as famílias para o mercado de trabalho.

Participa de conselhos municipais. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, gestão 2000 e 2002. É conselheira titular do COMDIM-(Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) gestão 2017-2018.

Recebeu, em 2008, na Câmara Municipal de Palhoça, a medalha Virgolina Koerig Baasch, em comemoração ao Dia Municipal da Mulher.

Em 2014, recebeu troféu no Concurso Online “Veredas da Poesia” com o poema “Revivendo Palhoça”.

Em 2015 publicou duas obras literárias intituladas “Poemas Além da Imaginação: Sentimentos- Amigos- Família” e “Poemas de Palhoça e Natureza”.

É membro efetivo da Academia de Letras de Palhoça, ocupa a cadeira 24, cuja patrona é Zilda Arns Neumann, na diretoria exerce o cargo de Secretária Executiva. Em 2017 e 2018 foi classificada no Concurso Nacional de Novos poeta. Neusa Maria Bernado Coelho se define com o poema:

 

Quem sou?

Eu sou o olhar perdido no horizonte

Eu sou a imaginação ondulante

Eu sou a inquietação pensante

Eu sou o poema e a arte

Querendo fazer minha parte

 

Voltar

 
Parceiros
Banner
Banner
Seja nosso parceiro. ***Anuncie aqui.*** Fone:(48) 99968-4695