Joomla

Déspina Spyrídes Boabaid

ACADÊMICA INFORMAÇÕES PESSOAIS E ACADÊMICAS PATRONO

DÉSPINA SPYRÍDES BOABAID

Nascimento:
Naturalidade:
E-mail:
Título:
Cadeira: 02
Posse: 13/02/2003

Veja também:

Discurso de posse
Panegírico
Livros
Poesias
Contos
Fotos


Vídeos


JOSÉ BOABAID

07/08/1906
26/11/1972 

 

CURRÍCULO

Déspina Spyrídes Boabaid fez seus estudos de primeiro e segundo graus no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, onde também recebeu o diploma de normalista, “Curso de Formação de Professores”. Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, é inscrita na OAB sob nº 1089, e exerceu a advocacia por vários anos, em companhia de seu esposo, o advogado José Boabaid.
No Rio de Janeiro, fez vários cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Pedagogia, Psicologia, Sociologia Educacional e Prática de Ensino, promovidos pela Associação Brasileira de Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.

Militou, com devotamento, por muitos anos, no âmbito da educação, marca que transparece nos seus escritos, na prosa e na poesia.
Em Joinvile, exerceu o magistério como diretora do estabelecimento de ensino Rui Barbosa, à época, Grupo Escolar e Curso Complementar modelo do Estado de SC. Naquela cidade, em parceria com um grupo de professores, fundou a ACP, Associação Cultural de Professores de Joinvile.

Aprovada em concurso público estadual, foi nomeada catedrática (em caráter vitalício) e lecionou Sociologia, História e Filosofia da Educação, no Instituto Estadual de Educação de Florianópolis e no Centro Educacional Estadual Pedro II da cidade de Blumenau.
Desde cedo, manifestou o seu gosto pela literatura. Na poesia, firmou-se no gênero de sua preferência, que é o Soneto.
Foi participante do grupo dos dez fundadores da Academia de Letras de Palhoça, criada em 13 de fevereiro de 2003, por inspiração e incentivo do então Presidente da Academia Catarinense de Letras, escritor Paschoal Apóstolo Pítsica.

Ocupa a Cadeira nº 02 da Academia de Letras de Palhoça, que tem como Patrono o nome de José Boabaid, seu esposo, que foi professor, escritor, advogado e exerceu relevantes cargos políticos no Estado de Santa Catarina: Foi Presidente da Assembleia Legislativa por quatro anos consecutivos e Governador do Estado, em exercício, por aproximadamente dois anos.

Num concurso de Contos de Advogados, recebeu menção honrosa com o seu conto UMA VIAGEM DE TREM, publicado no livro CONTOS DE ADVOGADOS, editado pela OAB.

Publicou, em 2001, UMA FLOR, COM AMOR  livro de sonetos (linha parnasiana).

No prelo e previsto para este ano, o lançamento do livro MEGHÍSTI (KASTELÓRIZO) ILHA GREGA ENTRE TRÊS CONTINENTES (aproximadamente 400 págs.)

 
Parceiros
Banner
Banner
Seja nosso parceiro. ***Anuncie aqui.*** Fone:(48) 99968-4695