Joomla

Liene Collaço Paulo

ACADÊMICA INFORMAÇÕES PESSOAIS E ACADÊMICAS PATRONO

LIENE COLLAÇO PAULO

Nascimento
Naturalidade
E-mailEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Título
Cadeira: 06
Posse: 13/02/2003

Veja também:

Discurso de posse
Panegírico
Livros
Poesias
Contos
Fotos
Vídeos
Prêmios 


HOLDEMAR OLIVEIRA DE MENEZES

13/12/1921
19/08/1996

CURRÍCULO 

Liene Collaço Paulo nasceu em Laguna, Santa Catarina, em 9 de junho de 1927. É filha de João Luiz Collaço Sobrinho (Coletor Fiscal) e de Maria Conceição Guimarães Collaço ( Professora Primária). Residiu em Tubarão até 18 anos, onde se formou no Colégio São José (Curso Normal). Em 1945 passou a residir, com sua família, em Florianópolis, onde, em 1950, casou com o professor Nilson Paulo (Engenheiro Químico e Professor), com quem teve cinco filhos: Suzana, Mário César, Eduardo Luiz, Marcelo e Carlos Henrique. Possui catorze netos e dois bisnetos.

Herdou de seu pai o gosto pela literatura, quando recebeu para ler de suas mãos, aos catorze anos, o primeiro romance. De sua mãe, herdou a perseverança. Liene escreveu seu primeiro conto aos vinte anos, ainda inédito, guardando os alfarrábios para uma oportuna correção e melhor adaptação do texto. Participou de vários concursos literários, alguns com resultados bastante positivos. Seu conto "Neste Natal Não Chorarei" foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Estadual de Contos de Natal da Prefeitura Municipal de Itajaí, em 1980, e publicado na revista Contos e Novelas, nº 06 (Revista Catarinense de Ficção).

Fez Cursos de Atualização Para A Mulher, nos anos 1980 e 1981, sendo premiada, respectivamente, em segundo lugar, com o conto "Rosalinda dos Tempos Outros" e, em primeiro lugar, com o conto "As Telhas de Luar Encantado", nos Concursos de Contos e Poesias. Alcançou o terceiro lugar, com "Sabor de Amora", no Concurso Estadual de Contos, patrocinado pela Fundação "Viva Vida".

Foi Mensão Honrosa no Concurso Nacional Mário Quintana, patrocinado pela Academia Sul de Letras de Pelotas, RS, em 1997, com o conto "O Sonho de Bonifácio". Por dez anos consecutivos escreveu contos de Natal que dedicava em folhas datilografadas para os familiares e amigos, originando seu primeiro livro, "Amanhã É Natal". Também escreveu o conto "A Imagem do Santinho Menino Jesus", divulgado num livreto distribuído exclusivamente para familiares e amigos.

Liene Collaço Paulo é Acadêmica Fundadora da Academia de Letras de Palhoça, onde é titular da Cadeira Nº 06 e Sócia Benemérita da Academia Catarinense do Livro.

 
Parceiros
Banner
Banner
Seja nosso parceiro. ***Anuncie aqui.*** Fone:(48) 99968-4695