Joomla

Carmem Maria Carvalho de Lima

ACADÊMICA INFORMAÇÕES PESSOAIS E ACADÊMICAS PATRONO

CARMEM MARIA CARVALHO LIMA

Nascimento: 02/05/1919
Naturalidade: Florianpopolis
E-mail
Título: Escritora
Cadeira: 10
Posse: 13/02/2003

Veja também:

Discurso de posse
Panegírico
Livros
Poesias
Contos
Fotos
Vídeos


HORÁCIO SERAPIÃO DE CARVALHO

30/10/1872
06/02/1935

CURRÍCULO 

Nasceu no dia 02 de maio de 1919, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, filha de Natalina Horn de Carvalho e Horácio Serapião de Carvalho, membro fundador da Academia Catarinense de Letras.

Acadêmica fundadora da Academia de Letras de Palhoça, é titular da Cadeira Nº 10, cujo Patrono é seu pai, Horácio Serapião de Carvalho.

Carmem, com sua sagacidade herdada de seu saudoso pai, é bem retratada quando discorre com suaviloquência suas crônicas, homenagens e poesias, com a vivacidade inerente aos grandes escritores.

Com seus bem dispostos 91 anos, continua a dar seu recado de muito amor à vida. É uma prática a que ela se dedica com todas as forças do seu corço. Como uma vertente que não pára, há nela uma grande ternura pelo mundo, pelos amigos, por sua gente. E, na raiz de tudo, há aquela herança de que ela muito se orgulha: filha de Horácio de Carvalho, um dos amigos íntimos de Cruz e Souza, a confreira Carmem aprendeu bem cedo – e para sempre, a sentir gosto pelos livros. Por meio deles, tão puros e tão simples na forma e na essência, vem nos informando valores que têm sensibilizado a sua bela existência.

"Detesto solidão", afirma a confreira Carmem. Para ela, solidão significa apenas estar longe dos bens que ama hoje, mas também dos bens que amou ontem, de tudo aquilo que marcou seus sentidos e seu espírito no correr dos anos. Exalta os dias presentes e se reporta aos dias passados com a mesma alegria jovial. Nesse viver e reviver, ela nunca estará sozinha.

 
Parceiros
Banner
Banner
Seja nosso parceiro. ***Anuncie aqui.*** Fone:(48) 99968-4695