Discurso de posse

DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE PALHOÇA, EM 24/05/2023.

ACADÊMICA: SANDRA ALBERTINA PATRÍCIO VIEIRA

 

Cumprimento o Excelentíssimo sr. Ney Santos, Presidente da Academia de Letras de Palhoça, em seu nome cumprimento os ilustres Confrades, Confreiras, familiares e convidados presentes nesta solenidade

Senhores e senhoras, boa noite!

Hoje, para mim é um dia especial, quero agradecer minha família, meu padrinho e marido Angelino Francisco Vieira, meus filhos, netos e amigos pelo apoio de sempre.
Muito me honra tomar posse na conceituada Academia de Letras de Palhoça, e ocupar a Cadeira número 20, cujo Patrono é Adolfo Bezerra Menezes Cavalcanti.
Nascido em 29 de agosto de 1831 no Ceará, foi médico, militar, escritor, jornalista, político, filósofo e principalmente, expoente da Doutrina Espírita.
Estudou as obras Fundamentais da Doutrina de Allan Kardec, e em 1886, aos cinquenta e cinco anos de idade, abraçou o espiritismo.
Centenas de obras e mensagens mediúnicas são atribuídas a Bezerra de Menezes, e até hoje, continua mestre a orientar e influenciar os adeptos do movimento espírita.
Fluente em 3 línguas, escreveu inúmeros livros e publicou uma série de artigos em "O Paiz" na seção intitulada "Spiritismo - Estudos Philosophicos", constituindo o maior repertório da Doutrina de Alan Kardec.
Eleito Presidente da Federação Espírita Brasileira, em 1889, Bezerra de Menezes fundou a primeira livraria espírita no país.
Por sua postura de ser humano generoso e médico caridoso, recebeu alcunha de “O Kardec Brasileiro” e "O Médico dos Pobres". Faleceu de AVC em 11 de abril de 1900.
Bezerra de Menezes deu nome à Avenidas, rodovias, monumentos, escolas, hospitais e teve sua vida transposta para o cinema.
. É considerado patrono de centenas de instituições espíritas em todo o mundo, e com muita honra é meu Patrono na Academia de Letras de Palhoça.
Inspirada na sua frase “Soletrai, antes de tudo, o alfabeto da Bondade (…). Sem as primeiras letras do Amor, nunca entenderemos o sagrado poema da vida”, sinto-me realizada em poder contribuir no estímulo à leitura infantil com a obra “A Natureza é Sábia” para que a criança comece a ter, desde cedo, pensamento crítico sobre a vida e a natureza.

Muito Obrigada!

 


Imprimir