Discurso do Acadêmico Luiz Carlos de Souza, saudando os novos Acadêmicos

Discurso de saudação aos novos Acadêmicos, proferido pelo Acadêmico Luiz Carlos de Souza, Titular da Cadeira nº 01 da Academia de Letras de Palhoça, na Sessão Solene realizada no dia 24 de maio de 2023, às 20h00min, no Plenário da Câmara Municipal de Palhoça–Santa Catarina.

 

"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade".

(Sêneca[1], filósofo grego)

Novéis acadêmicos.

Longe de parecer o contrário, escrever é um ato de humildade que pode nos levar à busca do autoconhecimento. E somente por essa razão já valeria o ofício de escrever. Ao navegar nas águas da emoção, o criador, e criadores é o que sois, não temerá a dor da crítica, mas procurará um profundo significado para a própria vida, percebendo que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade. E uma das maiores felicidades neste mundo é pensar por si próprio. “Sócrates e Platão geralmente se referiam ao pensar como o diálogo silencioso travado consigo mesmo. A manifestação do ato de pensar não é o conhecimento, mas a habilidade de distinguir o bem do mal”[2].

Neste ano de 2023, no dia 13 de fevereiro, comemoramos os 20 anos da nossa academia, marcados por muitos desafios e muitas conquistas, todas possíveis graças ao esforço dos seus componentes; homens e mulheres que muito se dedicam para que esta instituição seja cada vez melhor avaliada entre as demais academias de letras. Podemos afirmar que desfrutamos do reconhecimento e respeito do mundo literário catarinense.

A cada ano abrimos uma nova temporada de ingresso para novos acadêmicos começarem uma jornada inspiradora e criativa, com a finalidade de encontrarem o seu próprio caminho literário. Vós fostes cuidadosamente escolhidos para o protagonismo nesta casa de letras Paschoal Apóstolo Pitsica.

As oportunidades aparecem para todos, mas só quem está preparado terá condições de aproveitá-las, encarando a chance para crescer e se realizar. Conquistas dependem de boas escolhas. Para tanto, precisais conhecer vossos objetivos, saber o que quereis e estardes preparados.

Os que fazem parte da ALP já estão direcionados para encontrarem o seu próprio destino literário. Aqui encontrareis o apoio necessário para vos preparardes para as oportunidades que surgirão. Vós, novéis acadêmicos, ides aprender a voar com vossas próprias asas – para isso, contai com o nosso apoio!

Hoje, destes um passo literário importante ao pedirdes o ingresso nesta agremiação. Tende a certeza de que aqui ireis construir vossa trajetória de forma sólida, garantindo um futuro com boas perspectivas literárias; e isso vai fazer a diferença no mundo de cada um de vós. Após o ato de ingresso numa ordem de literatura, constata-se que seus membros evoluem em muito a sua escrita. O convívio em harmonia acaba puxando o nível de todos para um patamar artístico bem mais elevado.

Muitos de nós estamos abrindo caminho para as melhores oportunidades e chances de sucesso com nossas publicações e engajamento cultural em nosso município. Alguns já alçam seus próprios voos, disponibilizando suas publicações com sucesso; outros trabalham duro para chegar lá, sempre motivados e acreditando em si mesmos.

Aos novos membros, a ALP, na pessoa do presidente Ney Santos e sua diretoria, reafirma o seu compromisso com a proximidade, o atendimento personalizado e a responsabilidade em oferecer o melhor ambiente literário a todos vós. A partir de agora, passais a fazer parte diretamente de nossa história; e temos certeza de que todo o conhecimento literário construído e adquirido por cada um de vós em nossos espaços de convivência coletiva farão a diferença em vossas vidas literárias. Publicai vossos trabalhos, participai de trabalhos conjuntos em coletâneas e concursos literários, compartilhai suas criações com os membros desta casa literária e, sobretudo, leiam muito porque não existe o escritor se ele não ler e reler, e reler. Pensar é o tesouro dos sábios, dos criadores. Reagi à realidade que vos rodeia o espírito escrevendo, pois estarão alinhados com a cultura da nossa região. Exponham vossas ideias sem receio, para o entendimento de que cada pessoa é um ser único no palco da existência. Oferecei-vos e participai com dedicação e zelo, quando chamados a trabalhar em conjunto. Sede assíduos frequentadores das nossas reuniões. Sede humildes, porque muito ireis errar. Ouso dar-vos um lema que pessoalmente aprecio: "Escritor! Ides errar. Sede humilde e aprendei a errar melhor na próxima oportunidade".

Sede muito bem-vindos! Auguramos que tenhais entre nós um honrado “sentimento de pertencimento a uma linhagem de criadores que, com seu imaginário, arte e cultura mantém vivo o fio civilizatório que nos preserva da corrosão do eterno presente”, no dizer da imortal Rosiska Darcy de Oliveira[3] ao ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Agradecemos por terdes escolhido a Academia de Letras de Palhoça como vosso local literário. Esperamos que aqui vós sejais felizes.

 

[1] Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca foi um filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano. Nascimento: 5 a.C., Córdoba, Espanha. Falecimento: 65 d.C., Roma, Itália.

Influenciado por: Sócrates, Platão, Epicuro, Zenão de Cítio, Ovídio. Wikipédia.

[2] Hanna Arendt (1906 – Hanover, Alemanha; 1975 – New York, USA) in A Banalidade do Mal.

[3] Rosiska Darcy de Oliveira é uma jornalista, escritora e acadêmica brasileira. Foi eleita em 11 de abril de 2013 para a cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo Lêdo Ivo, falecido em 23 de dezembro de 2012. Suas obras tratam principalmente de temas como o feminismo, a educação e a vida contemporânea. Nascimento: 27 de março de 1944 (idade 79 anos), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Wikipédia