Noite jubilar e majestosa com homenagens e posses na ALP

Peninha no CortejoIvo 2023 juramento

A Academia de Letras de Palhoça realizou, na noite de 24 de maio de 2023, às 20h00, na Câmara de Vereadores de Palhoça, uma belíssima e contagiante Sessão Solene, com a entrega do prêmio Ivo Silveira de Cultura e as posses de cinco novos Acadêmicos.

A solenidade realçou dois momentos distintos: primeiro, a entrega do prêmio Ivo Silveira de Cultura, este ano homenageando o Historiador, Escritor, Museólogo e Folclorista, Gelci José Coelho, o Peninha (In Memoriam), com a entrega da Placa, Medalha e Diploma às Senhoras, Mirela Coelho e Janete Coelho da Silva, sobrinha e irmã do homenageado, respectivamente. Segundo, o ritual de empossamento dos novéis Acadêmicos, a saber, Adriana Martins Tijs, na Cadeira nº 04, Patrono Jorge Lacerda; Maria José Carvalho de Souza, na Cadeira nº 10, Patrono Horácio Serapião de Carvalho; Elírio Tejada Franceschi, na Cadeira nº 16, Patrona Delminda Silveira de Souza; Sandra Albertina Patrício Vieira, na Cadeira nº 20, Patrono Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti; e Gladys Rosa, na Cadeira nº 33, Patrono Lauro Junckes.

Compuseram a Mesa de Honra as seguintes personalidades: Ney Santos, Presidente da Academia de Letras de Palhoça; Roseli Pereira, Presidente da Fundação Franklin Cascaes, de Florianópolis; Maria Eliete de Abreu, Presidente da Academia Santamarense de Letras; Roberto Rodrigues de Menezes, Acadêmico e Secretário Geral da Academia Catarinense de Letras; Glaci de Oliveira Pinto Vargas, Assessora Jurídica da Academia de Letras de Florianópolis; Antônio Rodrigues, Presidente da Academia de Cultura, Letras e Artes de Palhoça; Vera Portella, Vice-Presidente da Academia Alcantarense de Letras; e Augusto de Abreu, Presidente da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses, que substituiu Roseli Pereira, em razão de que esta teve que se ausentar, pois tinha outros compromissos previamente assumidos.

Vale destacar as inúmeras e magníficas homenagens prestadas pelo grupo Cortejo do Bruxedo, nome provisoriamente escolhido para representar as pessoas que dele tomaram parte, mostrando um pouco do que o seu Mestre Peninha foi em vida. É oportuno também enaltecer a gentil, prestimosa e impecável participação do coral Bom Jesus de Nazaré, sob o comando do maestro João Batista da Silva.

A solenidade foi aberta, conduzida e encerrada pelo Acadêmico e Presidente Ney Santos, assessorado pelo Mestre de Cerimônia, Acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli.

Ocuparam a tribuna daquela Casa Legislativa para proferirem seus discursos: Antônio Manoel da Silva, o Biéli, com saudação a Ivo Silveira; Neusa Maria Bernado Coelho, saudando o Peninha; Luiz Carlos de Souza, que fez saudação aos novéis Acadêmicos; Senhora Janete Coelho da Silva, que teceu algumas palavras em favor do seu irmão, Peninha; vários integrantes do grupo Cortejo do Bruxedo, dentre eles, Bebel Orofino, que proferiu emocionado discurso de improviso, além dos cinco novéis Acadêmicos retromencionados.

O evento foi encerrado com um delicioso coquetel, na sala anexa ao Plenário da Câmara de Vereadores.

Parabéns à ALP, pela realização e condução de tão importante Sessão Solene, que certamente ficará indelével nos anais deste Sodalício.