Sessão da Saudade em memória de César Luiz Pasold

Saudade pasold 01

A Academia de Letras de Palhoça realizou a última Sessão da Saudade de 2022, em memória do Acadêmico César Luiz Pasold, falecido no dia 24 de abril de 2022. O evento aconteceu no dia 29 de novembro do ano em curso, às 19h30min, na sala 308 do Centro Comercial Thiago, no Centro de Palhoça.

A Sessão foi iniciada com a formação da Mesa de Honra, quando o Mestre de Cerimônia, Antônio Manoel da Silva, o Biéli, convidou as personalidades a tomarem os seus lugares à mesa, na seguinte ordem: Ney Santos, Presidente da ALP; César Luiz Pasold Júnior, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região – SC., e filho de César Luiz Pasold; Rosângela Aciolly Pasold, esposa do homenageado; e Adriana Tijs, representando a Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses – ACPCC; Registre-se, também, a presença da menina Malu, neta do Confrade Pasold.

Ainda estiveram presentes na Sessão, Rute Cardoso da Silva, Presidente da Academia Literária e Artística de Santa Catarina – ALIASC, e seu esposo, Osmar Cardoso da Silva, além dos Acadêmicos e Acadêmicas da ALP e convidados.

Após a abertura dos trabalhos pelo Senhor Presidente, com o ritual da Casa Paschoal Apóstolo Pítsica – CPAP, o Confrade Luiz Carlos de Sousa proferiu o seu discurso de saudação ao colega falecido, com notória serenidade e clareza, emocionando a todos os presentes, sobretudo os familiares do homenageado.

O Acadêmico da ALP, Oilson do Amaral também teceu algumas considerações, bem como, a Acadêmica Neusa Coelho, ambos enaltecendo a vida e as obras do ilustre imortal.

Em seguida, discursou César Luiz Pasold Júnior, que enfatizou as inúmeras qualidades do seu genitor, destacando as suas principais atividades desenvolvidas no ramo jurídico e na literatura.

Por último, a Senhora Rosângela Aciolly Pasold, bastante emocionada, também fez uso da palavra, numa demonstração de agradecimento pelas homenagens prestadas ao seu esposo.

Na ocasião, a Acadêmica Neusa Coelho fez a entrega de um buquê de orquídeas à Senhora Rosângela, ofertado pela Academia de Letras de Palhoça, simbolizando a Flor de Lis do brasão da instituição literária.

A Sessão foi encerrada pelo Senhor Presidente da ALP, com o fechamento da CPAP, sendo o cobrimento das lanças efetuado pela Acadêmica Neusa Coelho.